Violoncelos em Concerto
OBJETIVO
O nosso principal objetivo em publicar esta coleção de peças para conjunto de violoncelos é oferecer aos violoncelistas – profissionais, professores e especialmente estudantes – uma “biblioteca” com obras originais, arranjos e transcrições, algumas da própria literatura do violoncelo, que utilizamos nos campos do ensino e da extensão, durante o nosso longo período de docência na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.
A TRANSCRIÇÃO E O ARRANJO
As transcrições e os arranjos são, na verdade, uma transformação do original, não intrínseca (isto é, não muda as características essenciais do original), mas na maneira como foi concebido, estudado e reconstituído à luz da nova formação instrumental. Isto faz co que o original não seja visto como algo imutável, e sim em uma nova perspectiva que enriqueça o seu significado. Cabe aos instrumentistas identificar e aliar este novo significado à execução. Em algumas peças tivemos a necessidade de modificar a sua tonalidade original para que fossem vencidas as dificuldades técnicas que prejudicariam a execução da peça.
O EMPREGO NO ENSINO
No campo do ensino, a coleção pode ser utilizada didaticamente, como base de um aprendizado que não se limite a trabalhos prontos e tarefas programadas com o único objetivo de atingir proposições já definidas. A experiência tem demonstrado que aprender uma determinada tarefa não significa a capacidade de saber aplicá-la corretamente. Portanto, a coleção pode ser utilizada como uma ferramenta que, adequada aos limites e níveis do próprio ensino, pressupõe a efetivação de um trabalho que eleve o estudante no plano intelectual e artístico.
A SÉRIE “COMPOSITORES DA BAHIA”
Na parte de “Autores Brasileiros”, merece particular destaque a série dedicada aos “Compositores da Bahia”, que inclui obras e arranjos, estes últimos autorizados pelos próprios compositores, com quem tivemos o privilégio de compartilhar as etapas de suas produções artísticas na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. O propósito foi evidenciar uma literatura musical – que não será possível obter fora destas páginas – que de certa forma (re)torna atual e presente um movimento contemporâneo da música brasileira, iniciado na Bahia no final dos anos 60, que repercutiu à época no país e nas décadas sucessivas.
A EXCEUÇÃO PÚBLICA DAS OBRAS
As peças podem ser livremente executadas, desde que o nome do arranjador conste do programa, ao lado do autor da peça.
Piero Bastianelli